Dias mais frios
Massa de ar polar derruba as temperaturas no RS
Frio intenso com a presença de geada e marcas negativas deverão permanecer no Estado até a próxima segunda-feira
Carlos Queiroz -
Nos próximos dias o frio intenso volta a marcar presença no Rio Grande do Sul e em grande parte do país. Isso porque uma intensa massa de ar polar ingressa, hoje, no Brasil derrubando consideravelmente as temperaturas. Com a incursão do ar gelado, há possibilidade de geada no início das manhãs na maior parte do Estado, incluindo a Zona Sul.
Além do ar gelado derrubar as marcas no termômetro, a mudança no clima contará com rajadas de vento moderadas, pontualmente até podendo ser acentuadas em alguns municípios. A frente fria avança empurrada pelo ar polar com trajetória continental, ou seja, prossegue pelo continente direto do Polo sul até o Estado. Devido a este percurso específico, a grande potência da entrada do ar frio é mantida até chegar no país, conforme explica a meteorologista Estael Sias. "Quando avança pelo mar geralmente perde força pelo contato com a água e umidade", complementa.
Ainda de acordo com Estael, julho foi um mês atipicamente quente justamente em razão das massas de ar polar estarem retidas no Polo Sul devido ao cinturão de vento que estava intenso, impedindo assim que a massa de ar polar saísse em direção à América do Sul. Entretanto, em agosto esse vento enfraqueceu, permitindo que elas viajassem do Polo em direção ao continente, gerando quedas bruscas de temperaturas, não só no Rio Grande do Sul, mas também em grande parte do Centro-Sul do Brasil.
A meteorologista conta também que o fenômeno é considerado normal para a época do ano, já que em agosto há uma maior alternância entre períodos frios e quentes. Os três dias, de hoje até domingo, período em que os efeitos da massa de ar polar serão sentidos, terão dois tipos de frio.
Na área da serra do Sudeste, ponto mais frio da Zona Sul, esta quinta-feira (18) será marcada pelo vento mais intenso do que nos últimos dias. O dia será de muitas nuvens, com umidade e sensação térmica baixas. As temperaturas mínimas devem ser de 5º C. O sol volta a predominar amanhã, o que é uma ótima notícia, já que o momento mais frio pode marcar 1ºC.
Já no final de semana, o sábado deverá ser o dia mais gelado e os termômetros podem marcar até -3ºC em alguns municípios. E no domingo (21), a mínima volta a subir um pouco chegando a 2ºC.
Frio em Pelotas
Ao contrário de outras cidades, em Pelotas o dia mais gelado deverá ser a sexta-feira, que poderá ter 0º C como mínima. A partir de segunda-feira o frio se afasta do Estado e as temperaturas voltam a subir.
Combate ao frio
O secretário de Assistência Social de Pelotas, Tiago Bündchen, informou que as equipes que trabalham com a população em situação de rua intensificarão as abordagens prevendo a chegada da massa de ar polar à região. Diante dessa situação, a busca ativa será reforçada, para que essas pessoas sejam encaminhadas à Casa de Passagem, que oferece 80 vagas para pernoite, com alimentação, roupas quentes, cama e cobertas limpas, além de banho e materiais de higiene. "Estamos prontos para receber os usuários que buscarem o serviço. A Campanha do Agasalho tem recebido grande colaboração dos pelotenses, então também temos roupas e cobertas suficientes", afirma.
Quem quiser ajudar ou conhecer alguém em vulnerabilidade que precise de ajuda, pode entrar em contato com o Centro Pop, das 8h às 17h, pelo telefone (53) 3222-1587.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário